Quantcast
Channel: Genealogia e História
Viewing all 233 articles
Browse latest View live

ELEIÇÃO PARA PRESIDÊNCIA DO IHGRN


SOLENIDADE POR OCASIÃO DOS 115 ANOS DO IGHRN

$
0
0
Jurandyr Navarro- Presidente Honorário, Roberto Lima - Vice Presidente, Dom Jaime Vieira Rocha - Arcebispo Metropolitano de Natal, Ormuz Simonetti - Presidente, Carlos Gomes -Assessor Jurídico, Odúlio Botelho - Secretário geral e Diógenes da Cunha Lima - Presidente da Academia Norteriograndense de Letras.

Discurso de Abertura da Solenidade

Inauguração do retrato (pintura À óleo) do ex-governador André de Albuquerque Maranhão pelo Presidente do IHGRN e o tetra-sobrinho-neto do ex-governador, Paulo Maranhão.

Os novos Sócios do IHGRN- Categoria Efetivo: Padre Bianor, ex Secretária de Educação do RN Betânia Ramalho, Magnífica Reitora da UFRN Ângela Paiva e o empresário Antônio Gentilna categoria de Sócio Benemérito.


Entrega do título de Sócia Efetiva a Magnífica Reitora da UFRN, Ângela Paiva. Na mesa o Presidente da ANL, e o Superintendente do IPHAN Armando Holanda.

Entrega do Título de Sócio Efetivo ao padre Bianor ao lado do Arcebispo Metropolitano Dom Jaime Vieira.
O empresário Antônio Gentil recebe o Título de Sócio Benemérito ao lado de sua família.



OS NOVOS SÓCIOS DO IHGRN







TRANSFERËNCIA DO ACERVO DO IHGRN

$
0
0


INICIADA A TRANSFERÊNCIA DO ACERVO DO IHGRN PARA AS NOVAS E MODERNAS ESTANTES DESLIZANTES





MATERIAL SENDO PREVIAMENTE SEPARADO



LIVROS RECEBEM A PRIMEIRA LIMPEZA

SEPARADOS OS DUPLICATAS
CAIXAS COM CURRÍCULOS E OUTROS DOCUMENTOS QUE
 CONTAM  A HISTÓRIA DOS SÓCIOS IHGRN

DEPOIS DE PRIMEIRA LIMPEZA SEGUE PARA AS ESTANTES



Após todo o acervo ser transferido iniciaremos a catalogação por uma equipe da Universidade Federal do RN sob o comando da Professora Antônia Neta a maior especialista do Estado em organização em BIBLIOTECAS.


Article 1

$
0
0


Tendo em conta o projeto de modificação estatutária, criando cadeiras para os associados, conforme seleção de 200 Patronos Ilustres, o IHGRN tem a necessidade de saber o interesse dos associados em assumir essas cadeiras, com os encargos decorrentes, um dos quais estarem adimplentes, foi expedido um Ofício Circular para se obter as respostas necessárias, conforme abaixo:       

De: Instituto Histórico e Geográfico do RN
Enviado: sexta-feira, 7 de abril de 2017 11:26
Para:  TODOS OS ASSOCIADOS
Assunto: ENC: Manifestação de vontade - sollicita expressar

OFÍCIO CIRCULAR No 001/2017
PARA TODOS OS SÓCIOS =
Caro Confrade
O Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte passará por transformações estruturais significativas, com a alteração do Estatuto Social, instituição do Regimento Interno e criação de Cadeiras com os seus respectivos Patronos, a exemplo da maioria das instituições congêneres do pais.
Nesse sentido, necessário se faz manifestar a sua intenção de continuar integrando o quadro de sócios dessa instituição cultural, através da manifestação da sua vontade, expressada por escrito.
Caso seja manifestada a vontade de continuar integrando o IHGRN, imperativo se faz a colaboração real e efetiva do sócio, no dia a dia da instituição.
Caso não haja essa manifestação formal, até o dia trinta de abril do ano de dois mil e dezessete (30/04/2017), entender-se-á que não há interesse em continuar como sócio desta casa e, portanto, o desligamento da sociedade será automático.

A DIRETORIA

OBS.: Os associados adimplentes permanecerão na categoria de sócio efetivo, mas sem vinculação às cadeiras.

NA RESTAURAÇÃO DA FORTALEZA, ESQUECERAM ALGUÉM!

$
0
0


Notícia indiscutivelmente alvissareira: A Fortaleza dos Reis Magos retornará à administração do Governo do Estado e será restaurada.
A impressa local alardeia essa boa nova com reportagens de página inteira, expondo fotos da visita feita pelos próceres estaduais e técnicos, onde pontuam alguns conhecidos personagens da política e da administração. Parabéns.
Contudo, voltando um pouquinho no tempo, vale relembrar que o passo inicial para essa boa solução aconteceu graças às gestões do então Superintendente, Dr. ARMANDO ROBERTO HOLANDA LEITE, que elegeu como sua meta, a curso prazo, a revisão do pedido de retorno do monumento histórico maior da nossa cidade para a administração do Governo do Estado, mediante determinadas exigências, como já havia conseguido com o levantamento do embargo do prédio do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte.
Não se pode esquecer as inúmeras providências tomadas pelo então Superintendente em questões funcionais ligadas ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN e a prospecção para a realização de outros projetos de incontável valor, abruptamente interrompidos pela mesquinha atitude do Presidente Temer de exonerá-lo, sem ao menos lhe dar o necessário aviso, em total desprezo a uma figura ilustre da nossa terra, que sacrificou a administração do seu escritório profissional, de reconhecido conceito, para dar uma parcela de sacrifício à nossa cultura, levado pelo impulso típico da politicagem rasteira para atingir um Parlamentar que o havia indicado.
Com essa atitude podemos avaliar como o Governo não considera as pessoas honradas e competentes e as descarta por simples volúpia política.
Por coisas como estas e outras que vêm sendo noticiadas é que dá para entender o chavão "Fora Temer".
Sem qualquer dúvida, no episódio da nossa Fortaleza esqueceram alguém!
Estimado colega ARMANDO, minha solidariedade e o meu permanente respeito.

UMA NOITE DE ALEGRIA - REABERTURA DO IHGRN

$
0
0

Foi indiscutivelmente uma noite de alegria - O Instituto Histórico e Geográfico reabre as suas portas para os seus associados e para o público.


Contando com as bênçãos da Igreja, através do associado e amigo, Padre Bianor Júnior, tem início a solenidade oficial comandada pelo Presidente Ormuz Barbalho Simonetti


Várias autoridades prestigiaram o Evento - Juiz Federal Ivan Lira de Carvalho, representando o Poder Judiciário, Deputado Hermano Morais, representando o Poder Legislativo Estadual, Iaperi Araújo, Presidente do Conselho de Cultura, os Eminentes Presidentes Honorários Jurandyr Navarro da Costa e Valério Alfredo Mesquita, Lúcio Teixeira dos Santos, Presidente da Academia de Letras Jurídicas do Rio Grande do Norte, Vereadoras Eleika Bezerra, Júlia Arruda e Nina Souza. Também compareceram os integrantes da Diretoria.


Após a execução do Hino Nacional Brasileiro, pela Banda de Música da Gloriosa Polícia Militar do Estrado, o Presidente Ormuz fez o discurso oficial da solenidade e, em seguida, registrou a outorga de títulos de Sócios Beneméritos aos jornalistas Dirceu Simabucuru e Priscilla Simonetti, entregues na INTERTV e os títulos de Amigo do IHGRN ao Deputado Hermano Morais, Vereadoras Eleika Bezerra, Júlia Arruda e Nina Souza.


Inaugurada a Exposição "Presença Viva de Dorian Gray Caldas", com o descerramento de faixa pelo Presidente Ormuz e o Presidente do Conselho de Cultura Iaperi Araújo, na ocasião também representando Dione Caldas, filha e curadora da exposição do acervo do imortal artista. Na sequência convidou os presentes para constatarem as melhorias realizadas no prédio.
Terminada a solenidade, os presentes se dirigiram ao Largo Vicente de Lemos para uma confraternização e audição de artistas locais.
PARABÉNS.


Cerimonial: Carlos de Miranda Gomes


Article 0

OCUPAÇÃO CEARÁ-MIRIM

$
0
0





O MOVIMENTO OCUPAÇÃO CEARÁ-MIRIM é um movimento cultural, idealizado pela Diretoria do IHGRN, que tem por finalidade apresentar o município, sua cultura e sues artistas a saciedade Norte-riograndense e estimular outros municípios do Estado para também fazer essa ocupação divulgando o que ha de melhor na cultura de sue município.  

ASSISTA O VÍDEO - https://youtu.be/osn5FOxeAjc




                     Hasteamento das bandeiras do Brasil, IHGRN e do município de Ceará-Mirim RN

Integrantes do "Boi de Reis" ao lado da Coluna Capitolina aguardam a hora da apresentação. 

Artesãos 

Banda de Música de Ceará-Mirim aguarda apresentação


Boi de Reis em sua apresentação 

Prefeito de Ceará-Mirim fala sobre a Ocupação do município do IHGRN


Banda de Música de Ceará-Mirim RN

Boi de Reis


Artesanato- Mestre Santana 








POSSE DE NOVOS SÓCIOS NO IHGRN

$
0
0

O PRESIDENTE ORMUZ SIMONETTI ABRE A SEÇÃO SOLENE


O SECRETÁRIO GERAL ODÚLIO BOTELHO SAÚDA ONS NOVOS SÓCIOS



FORMAÇÃO DA MESA- ODÚLIO BOTELHO, MARCONE BARRETO PREFEITO DE CEARÁ MIRIM - ORMUZ SIMONETTI - VALÉRIO MESQUITA - PRESIDENTE HONORÁRIO VITALÍCIO DO IHGRN - JOVENTINA SIMÕES - PRESIDENTE DA ACLA - ACADEMIA CEARAMIRINENSE DE LETRAS E ARTES E PROFESSOR GRACO REPRESENTANTE DA UFRN.


ORMUZ SIMONETTI DURANTE A SAUDAÇÃO DO SECRETÁRIO ODÚLIO BOTELHO



O PRESIDENTE E O SECRETÁRIO ENTREGAM O DIPLOMA AO SENHOR FELIPE FURTADO

O PRESIDENTE COLOCA UM BOTTON DO IHGRN NA NOVA SÓCIA PROFESSORA CLEONEIDE, SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO DE CEARÁ-MIRIM RN 


VALERIO MESQUITA RECEBE O DIPLOMA EM NOME DO SÓCIO FERNANDO BEZERRA QUE ESTAVA EM VIAGEM A SERVIÇO DA FIERN.



PREFEITO MARCONE BARRETO DISCURSA SAUDANDO OS EMPOSSADOS



O PRESIDENTE E A NOVA SÓCIA CLEONEIDA



O PRESIDENTE FALA SOBRE O IHGRN E CONVIDA OS NOVOS SÓCIOS PARA PARTICIPAREM ATIVAMENTE DA INSTITUIÇÃO.


PROFESSOR GRACO SÓCIO EFETIVO DA INSTITUIÇÃO FAZ PRONUNCIAMENTO ENALTECENDO A INSTITUIÇÃO.


O PRESIDENTE ENCERRA A SESSÃO 


ALGUNS MEMBROS DO IHGRN E O SÓCIO EFETIVO FELIPE FURTADO

PALESTRA SOBRE A PONTE DE IGAPÓ-RN

$
0
0

O INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DO RIO GRANDE DO NORTE viveu na tarde-noite de ontem (dia 14 de setembro) um momento de culto à história, com a excelente palestra do Engenheiro Manoel Negreiros, dissertando com riqueza de detalhes o tema: "A História e a Construção da Ponte de Igapó".
O evento teve abertura com as palavras do Presidente do IHGRN, Ormuz Barbalho Simonetti, que está dando nova dinâmica na atuação da Casa da Memória no que se refere à socialização da cultura histórica potiguar, despertando o interesse da comunidade.

 Iniciando a sua explanação, o palestrante apresentou slides de documentos importantes e o registro da sua presença com os construtores da ponte, ainda em plena atuação na Inglaterra. 

O assunto, pela sua importância e excelência da exposição, está a merecer uma reedição, com a presença dos estudiosos da história e da engenharia, bem assim a publicação de um livro. Parabéns ao Professor Manoel Negreiros e ao IHGRN pela promoção.

REVISTA Bzzzz exibe na edição 54 importante matéria sobre o IHGRN.

O IHGRN agora com site.

DE ORADORES E ASTRÔNOMOS

$
0
0


Valério Mesquita*


01) Natal nunca perdeu a tradição de possuir uma plêiade de oradores circunstanciais. São as famosas patativas da palavra facultada. Assim foi o advogado José Guará, o comerciante e desportista José Prudêncio (o Pruda do ABC). Lembro-me do ex-comandante da Polícia Militar coronel Marcondes. Certa vez, ia pronunciar um discurso lido num evento social da PM. Mas o coronel Neves resolveu pregar-lhe uma peça, substituindo, sem que ele percebesse, a peça oratória. Na hora de falar, Marcondes discursou com a maior naturalidade e somente tomou conhecimento do ocorrido, quando tudo havia terminado. Em orador que se preza, a emoção suplanta a razão. De outra feita, mesmo sem estar escalado para falar, aproveitou a palavra facultada e tirou do bolso um enorme discurso e detonou: “Tomado de surpresa, nesta hora, levo a minha palavra a todos vocês etc., etc”. O bom orador sempre tem no bolso um discurso certo para as horas incertas.

Leia mais »

A ILUSÃO E SEDUÇÃO DO PODER

$
0
0
*Padre João Medeiros Filho 



Estão previstas para o segundo semestre de 2018 eleições em nível federal e estadual. Serão escolhidos deputados, senadores, governadores e presidente da república. Para muitos, época de corrida em busca do poder. A bem-aventurada Irmã Dulce dizia que “ninguém administra digna e eficazmente, se não cultivar a virtude da humildade”. Eis uma das raras definições de Cristo a seu respeito: “Aprendei de mim que sou manso e humilde” (Mt 11, 29). A humildade torna-nos mais humanos, mostrando nossas limitações e fragilidades, que dificultam ou impossibilitam mudanças de atitude. É preciso que ela exista, tanto no cidadão comum quanto nos que exercem cargos elevados. “Sem ela, não haverá líderes autênticos”, declarou recentemente o papa Francisco, em audiência a um chefe de estado. É o primeiro passo para a sabedoria, que permite encontrar saídas para as crises e expressar sensibilidade para definir o que realmente é certo e prioritário. 

Leia mais »

Instituto Histórico e UFRN celebram convênio

$
0
0

Natal/RN. Na terça-feira, 06 de fevereiro, na sede do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte (IHGRN), o presidente do IHGRN, Ormuz Barbalho Simonetti, reuniu a diretoria da instituição para a assinatura de um convênio entre IHGRN e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).





Leia mais »

Visita de Affonso Penna a Ceará-Mirim

$
0
0
Pedro Simões*

Affonso Penna, antes de assumir o cargo, resolveu tentar inovar a forma de como governaria. Visitou cada estado e município que se fosse possível visitar em um determinado período antes de sua posse para ver o que de fato cada um possuía, como era o local e sua respectiva situação. Seu objetivo era simples, criar um conhecimento maior, mesmo que superficial visto que sempre seria recebido por autoridades e festejos, sobre os estados governados. O futuro presidente foi acompanhado por uma grande quantidade de jornalistas, toda a viagem sendo noticiada meticulosamente por estes.





Leia mais »

ASSINATURA DE CONVÊNIO

$
0
0
APÓS 116 ANOS (29.03.2018) O INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DO RN, ASSINA CONVÊNIO COM A UFRN-UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE. 


Presidente Ormuz Simonetti

Vice-presidente Betânia Ramalho 

    Manoel Marques- Secretario adjunto, Lívio Oliveira- Orador   Joventina Simões- Assessora da            Presidência, Ormuz Simonetti- Betânia Ramalho- Gustavo Sobral- Diretor de Biblioteca,                    Arquivo e Museu e Carlos Gomes- Assessor Jurídico da Presidência.
                                       

Assinatura do Convênio Inteligente com a UFRN

                        Assinatura do Convênio Inteligente com a UFRN






Visita de Affonso Penna a Ceará-Mirim

$
0
0
Pedro Simões*

Affonso Penna, antes de assumir o cargo, resolveu tentar inovar a forma de como governaria. Visitou cada estado e município que se fosse possível visitar em um determinado período antes de sua posse para ver o que de fato cada um possuía, como era o local e sua respectiva situação. Seu objetivo era simples, criar um conhecimento maior, mesmo que superficial visto que sempre seria recebido por autoridades e festejos, sobre os estados governados. O futuro presidente foi acompanhado por uma grande quantidade de jornalistas, toda a viagem sendo noticiada meticulosamente por estes.




Leia mais »

A Vaquejada oferecida para o presidente Affonso Penna

$
0
0
Pedro Simões*

Escrevi, na semana passada, sobre a visita do presidente eleito, Affonso Penna, a Ceará-Mirim e citei uma vaquejada que foi oferecida em homenagem a ele. Hoje irei focar o tema nesta vaquejada, especialmente na perspectiva de Álvaro da Silveira, que apresentou matéria rica sobre o evento para a “Imprensa Official do Estado de Minas”. Dito isso, para conservar essa percepção do autor e deixar registrada a forma como o evento era realizado, a maior parte do texto será de transcrição.
Em caráter de resgate histórico e para fundamentar as descrições que logo mais se sucederá, segue abaixo transcrição de “Notas Sertanejas”, do jornal potiguar A Republica sobre a tradição da vaquejada aqui no estado, vista de uma forma generalizada.

“(...) As vaquejadas costumão ter lugar de maio até julho. Quasi todas as fazendas de alguma importancia fazem vaquejadas.
Um grande número de vaqueiros da visinhança, por vezes 50 e mais, reunem-se na fazenda onde a vaquejada deve ter lugar, e sahem, divididos em diversos pilotões , a bater os campos, marcando um ponto onde se devem todos reunir, com as rezes que houveram arrebanhado. Junta a grande manada, dirigem-se á fazenda, marchando o gado entre uma verdadeira escolta de cavalleiros: uns na testa da columna, fazendo guia e impedindo os arrancos para a frente; em cada flanco um cordão de vaqueiros para as rezes não se desviarem do caminho; atraz finalmente outro grupo, protegendo a retaguarda. “

Leia mais »

Article 2

$
0
0
Hoje no Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte será aberta a exposição: NORDESTE DE SÃO SEBASTIÃO.

Esta exposição do acervo particular do médico, escritor e pintor, sócio do IHGRN Iaperi Araujo, é como uma contação de estórias do Nordeste brasileiro. O artista se apropria das formas, das cores e dos motivos do artista popular para registrar toda sua trajetória nas artes potiguares. 




Acompanhe nossas redes sociais
  • Instagram: @_ihgrn
  • Facebook: https://www.facebook.com/InstitutoHistoricoeGeograficoRN/  


Viewing all 233 articles
Browse latest View live